INFORMAÇÕES DE RÓTULOS E EMBALAGENS PROIBIDAS
- Luíza Guimarães
- 20 de mai. de 2015
- 6 min de leitura
A maior dúvida na hora de ir as compras é , como esse alimento é processado ? Na embalagem consta todas as informações que nos mães de alérgicos precisamos ? Bom infelizmente a resposta é não ! Então algo que me ajudou muito foi uma lista disponibilizada pelo gastro do meu filho para auxiliar na minha dieta e outra coisa que só aprendi na marra , NA DUVIDA NÃO COMA ! Então segue as informações disponibilidade no site deles para os pacientes :

" Esses são alguns dos ingredientes que não podem ser consumidos por pessoas com APLV. Esta lista deve fazer parte da sua rotina de compras de alimentos. Verifique sempre se os alimentos que você está comprando possuem alguns desses ingredientes em sua composição. Devem ser analisados minuciosamente os ingredientes e não a tabela nutricional. Não existe uma lei que obrigue o fabricante a destacar a presença de proteína do leite no rótulo, como é feito com o glúten e a fenilalanina.
Lactoalbumina Lactoglobulina Fosfato de lactoalbumina Lactato Lactoferrina Lactulose Lactulona Caseína Caseína hidrolisada Caseinato de cálcio Caseinato de potássio Caseinato de amônia Caseinato de magnésio Caseinato de sódio (ou estabilizantes com caseinato de sódio) Chantilly (pode conter caseinato) Creme de leite Leite (integral, semi-desnatado, desnatado, em pó, condensado, evaporado, sem lactose, maltado, desidratado, fermentado, etc.) Leitelho Nata Nougat Soro de leite Soro de leite deslactosado / desmineralizado Gordura de leite Coalhada Proteína láctea Proteína de leite hidrolisada Whey protein (proteína do soro de leite em inglês) Fermento lácteo Gordura de manteiga, óleo de manteiga, éster de manteiga Composto lácteo, mistura láctea Lactose (é o açucar do leite e não é alergênico, mas se tiver lactose no alimento provavelmente terá a proteína)
O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna. Por isso, sempre se lembre de que o que deve ser evitado é a proteína do leite e não a lactose. No entanto, se tiver “lactose” presente no rótulo de qualquer produto pode haver também a proteína e apenas por isso estes produtos devem ser evitados.
Lembre: a expressão “sem lactose” norótulo não garante que o produto é seguro e será isento das proteínas. Lactose é lactose, proteína é proteína.
Ingredientes que podem indicar a presença de leite (ideal contatar o fabricante)
Corante / saborizante caramelo Sabor de açúcar mascavo Chocolate Saborizantes naturais ou artificiais Aroma ou sabor natural ou artificial de manteiga ou margarina Creme de baunilha Creme de coco
Ingredientes que NÃO contêm leite (apesar dos nomes)
Apesar de seus nomes sugestivos, os ingredientes abaixo listados podem ser consumidos por pessoas com alergia às proteínas do leite.
Ácido lático Lactato de cálcio Lactato de sódio Lactato ferroso (é um sal de ferro e surge a partir da síntese do ácido lático com o ferro) – presente em algumas papinhas industrializadas Estearoil Lactil lactato de Sódio Estearoil Lactil lactato de Cálcio Conservante propionato de cálcio Cremor de Tártaro Manteiga de cacau Leite de coco (olhe o rótulo mesmo assim) Gordura vegetal hidrogenada
PRODUTOS que contêm leite ou derivados
Caldo de carne industrializado (tipo Knor®) Iogurte Manteiga Maionese industrialisada (pode conter leite em pó) Margarina (pode conter leite em pó ou outro derivado de leite) Biscoitos recheados Creme para café (coffe-creamer) Queijos (cabra, ovelha e búfala inclusive) kefir Nata / creme de leite Requeijão Coalhada Pudim / Manjar Sorvete e alguns sorbets Sopas instantâneas cremosas Molhos cremosos para salada Purê de batatas / aipim / batata soutê Salgadinhos (batatinha frita e similares) Ghee (manteiga clarificada) Empanados Achocolatados (o Nescau®, apesar de não conter leite ou derivados em sua composição, hoje já está sendo rotulado como “contém traços de leite”)
PRODUTOS que PODEM conter leite/derivados
Cereais matinais Barras de cereais Tofu (pode conter caseína) Molhos cremosos Sopas prontas / instantâneas cremosas Alguns pães Atum / sardinha enlatada Frios (presunto, mortadela, e similares) Patês (pode conter caseína) Salsichas (pode conter proteínas do leite) Salames (pode conter proteínas do leite) Massa congelada Nougat (torrone) Alguns vinhos brancos Alguns preparados que normalmente possuem leite em sua composição: pizza, purês e suflês, bolos, tortas, cremes, preparações gratinadas, legumes souté
OBS: Balões de festa podem conter caseína (proteína do leite) que é um dos produtos adicionados no processamento do látex. Giz de escola também pode conter caseína. No entanto, a maioria das crianças não reage a estes produtos. Consulte seu médico para tentarem juntos determinar o grau de sensibilidade do seu filho.
Traços de leite
Traços são pequenas partículas de proteínas (invisíveis a olhos humanos) que podem ficar nos utensílios durante o processo de lavagem dos mesmos, seja pela esponja caseira ou em produtos industrializados (ex: biscoitos). Assim, traços de leite podem estar presentes mesmo em produtos que não contêm leite, mas que compartilhem a mesma máquina de fabricação de produtos com proteína do leite. Também devem ser evitados totalmente até a liberação pelo pediatra ou gastropediatra. Importante: Lembre-se que estas listas não são completas e os ingredientes dos produtos podem ser alterados a qualquer momento pelos fabricantes. Por isso, é sempre importante conferir todos os rótulos e não confiar na informação da amiga, da mãe ou mesmo do médico quando se trata de produtos industrializados. Mesmo que seja um produto que já comprou, leia novamente o rótulo, pois as empresas alimentícias podem mudar um rótulo sem aviso prévio. Por este motivo não existe uma “lista segura” como muitos pais desejam.
Referências: Material adaptado do material publicado pelo governo canadense em parceria com Health Canada, Canadian Society of Allergy ad Clinical Immunology, Anaphylaxis Canada, Allergy Asthma Information Association Adaptada de : FAAN – The Food Allergy and Anaphylaxis Network, 2012, US
Contém soja
Edamame Conglicinina Glicinina Globulinas Gordura vegetal Inibidor de tripsina Isoflavonas Isoflavina Lecitina Lipoxigenase Hemaglutinina PIS – Proteína Isolada de soja PTS- Proteína Texturizada de soja PVT- Proteína vegetal texturizada Proteínas do soro Sufu Extrato de soja Condimento de soja Traços de soja Urease Yuba Beta-amilase
Enfim, tudo que tiver escrito soja! No entanto, a lecitina de soja e o óleo de soja em geral não contém proteína da soja, é apenas gordura, mas pode estar contaminada com a proteína da soja. O médico deve avaliar se é necessário sua exclusão, pois a maioria das crianças alérgicas à soja tolera. Atenção para alguns produtos que podem levar soja em sua composição: frios, salsichas e linguiças, sucos industrializados, frangos congelados, peixes, temperos prontos, grãos, farinhas sem glúten ou com glúten, iogurtes, patês, pães, caldo de legumes, amido vegetal, etc… Cuidado com traços de soja em produtos ensacados, como farináceos e grãos. Os orientais: molho shoyo, tao-cho, tao-si, taotjo, teriyaki, tempeh, tamari, missô, tofu (queijo de soja), Natto (pasta de soja fermentada).
Cosméticos Os cosméticos (sabonetes, cremes, hidratantes, shampoos) que contém proteínas do leite (ver rótulos da mesma forma) devem ser evitados para crianças com reações cutâneas imediatas ou não. Ou seja, mesmo quando a criança não tem manifestação de pele, apenas intestinal, por exemplo, eles precisam ser evitados (se tiverem proteínas do leite). Observar nas embalagens dos cosméticos se possuem além das “proteínas do leite” as “proteínas da soja”, “mel”, “germe de trigo” e os famosos corantes. Existem empresas que usam óleos recicláveis na composição de seus produtos, óleos esses usados em restaurantes, supermercados e outras empresas, com traços dos mais variados alérgenos (leite e derivados, soja, ovos, glúten). Caso não haja informações na embalagem, ligue para os SACs e evite os produtos, procure o médico e veja qual cosmético seria mais indicado para seu filho. Existem boas marcas no mercado ou mesmo boas opções de manipulação. Importante lembrar que os pais e cuidadores também precisam observar os cosméticos que utilizam, pois o bebê e a criança pega no cabelo e na pele dos seus pais e levam a mão à boca com frequência. Muitas pastas de dente levam soja em sua composição e por isso é preciso tomar cuidado também se a criança for alérgica às proteínas da soja. Isso vale tanto para crianças quanto para as mães que amamentam.
Medicamentos A lactose (que não é o vilão no caso da APLV) está presente em inúmeras preparações farmacêuticas e em geral para estabilizar o medicamento. Ela é purificada e ocorre sua separação das proteínas (extraída do leite após um processo de coagulação e filtração da espuma do leite) ou é sintetizada em laboratório. Dependendo do caso e da necessidade estes medicamentos podem ser utilizados, MAS existem relatos comprovados de reação pela contaminação da lactose dos medicamentos com a proteína do leite. Existem casos descritos de reação também ao uso de probióticos (muito receitados para diarréias, principalmente aquelas que ocorrem após uso de antibióticos).
Fonte: www.alergiaaleite.com
Comments