Introdução Alimentar do bebê APLV
- comamorealergia
- 7 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Eu como mãe de um ex APLV (se é que se pode chamar assim) entendo perfeitamente o medo que ronda a cabeça das mães por vários motivos mas hoje vim falar da introdução alimentar deles.
Bom o cuidado como utensílios e esterilização é o mesmo que o nosso quando amamentamos, não sabe como, temos um post sobre isso na aba APLV. Mas o meu medo maior era , o que ele vai comer ? ouço de várias mães que banana, mamão, morango, abacaxi, abacate... são altamente alergênicos , tem criança que reage a feijão,leguminosas... e aí nasce o desespero, então a primeira coisa é calma. Acalmou ? então vamos que eu te ajudo.
O ideal é que no almoço e janta o bebe consuma ao menos 1 alimento de cada grupo (ver tabela a seguir, e nos lanches da manhã e tarde uma fruta e permaneça nessa mesma seqüência por 4 dias, esta tudo bem, não apresentou reação ? ofereça um novo alimento no 4º dia. Lembrando que ter um diário alimentar é primordial assim você terá maior controle do eu se oferece e caso haja reação você não fica louca tentando lembrar (minha cabeça ruim, eu ando esquecendo tudo rsrsrs) - Tabela dos grupos alimentares a seguir:

O tempo de introdução dos alimentos depende do tipo de reação que a criança apresenta, e antes de iniciar esse processo peça orientação a seu pediatra. Outra coisa que aprendi na marra e antes quando ouvia fazia careta, NEM TUDO É REAÇÃO então ter CALMA e faro investigativo é fundamental, ai você se pergunta como assim? então vamos lá, com a introdução alimentar o intestino não funciona bem, e os bebes tendem a ter mais gases ainda não sabem muito o limite e comem e ainda pedem mama e depois acabam gorfando. ( o Pedro na maioria das vezes pra não falar todas faz isso)
MODO DE PREPARO DAS PAPINHAS:
1. Cozinhe feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico separado e, se preferir, pode bater no liquidificar (eu bato assim sai a casquinha chata que gruda no céu da boca rsrsrs 2. Corte todos os legumes em cubos pequenos deixe “cozinhas bem” até ficar em uma textura boa para amassar 3. Refogue a carne (moída, desfiada, ou triturada) com os temperos frescos evite sazom, knor... de preferência ao alho salsinha, manjericão.. e muito pouco sal. 4. Cozinhe o macarrão ou o arroz separadamente, apenas com os temperos .
5. Sempre que puder masse os alimentos, não liquidifique. Evite usar sal e açúcar em todas as preparações.
DICAS IMPORTANTES:
Leia sempre os rótulos
Não ofereça refrigerante e doces
Evite açucar e sal
No começo caretas e cuspinhos são normais, para saber se a criança realmente não gosta daquele alimento ofereça de 8 a 10x
Essas são apenas dicas e não substitui uma consulta médica.
Comments