top of page

Introdução Alimentar 6º mês

  • Luíza Guimarães
  • 16 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Desde os 5 meses e meio do Pedro a ansiedade toma conta quando o assunto é papinhas, eu queria muito que ele começasse a comer, imaginava que assim ele dormiria mais tempo, coisas de mãe (ainda não sei se mito ou verdade, ele ainda não janta) mas com a alergia, as gripes, os exames e testes o pediatra segurou minha onda para não ter muita novidade e mudança de uma vez só pra ele. Então como uma mãe obediente (e medrosa rsrs ) esperei os 6 meses e ai que tive que esperar mais uns dias, e quando ele estava com 6 meses e uma semana o pediatra liberou as frutas e o suco, eu fiquei no céu, era uma nova fase , e eu estava louca pra ver ele descobrir as coisas, então recebi as seguintes dicas que compartilho aqui com vocês:

- A introdução é lenta e gradual, afinal de contas é tudo novo, sabor, textura e etc... - Começe com 1 papinha de frutas e um suco em horário fixos (criando rotina ) aqui dou mama quando acorda, papinha de fruta as 10h e o suco as 17h ahh comece pelo suco de laranja serra d’água e depois de um tempo já pode oferecer demais sucos, ate mesmo os ácidos, afinal ele terá de conhecer. - Evite adoçar (colocar açúcar) no suco , ou melhor ,não coloque isso não trás beneficio nenhum ao seu bebe, e ele deve conhecer o sabor natural das frutas. - Sempre na hora de preparar a papinha de frutas, mostre a ele o que você faz, deixe ele conhecer o processo e o que se come, aqui eu pego a banana, e deixo ele pegar nela com casca e tudo depois explico que estou tirando a parte que não da pra comer e dou a ele ela descascada, ele pega, da uma lambida rsrs e eu amasso (tudo na frente dele) e ofereço, faço isso com todas as frutas oferecidas até hoje. - Não misture as frutas, deixe ele conhecê-las afinal, não existe pé de banana com pêra, ou banana com mamão. Rsrs - No começo ele não sabe comer, mastigar, só sabe mamar, e são movimentos diferentes, se ele “cuspir” o alimento não quer dizer que não gostou. - Caretas e ânsias são normais no começo, como disse anteriormente são sabores e texturas novas. -Eu dou a mesma fruta 3 dias e assim vou mudando, pelo menos no começo, para ele se acostumar com ela. - Faça as refeições junto do seu bebe, (em família), isso é importante pra ele, ninguém gosta de comer sozinho né, eu como mãe sei como isso é difícil, nos horários que dou as frutas esta só sou e ele em casa, então sento com ele, e enquanto dou a fruta dele como outra junto, sempre estimulando, dizendo que é uma delicia e fazendo huuuuummm rsrs - No começo caso ele não coma muito é normal , o importante é o apedizado, mas se comer tudo e ainda quiser mamar , deixa ele mamar, o nosso pediatra disse, depois da papinha ofereça água, tomou tudo e quer mamar , deixa mamar , não tomou e quer também deixa ele, é o momento dele, e ele esta descobrindo as coisas. Então aqui sempre tem papinha, pouquíssima água e mama.

Na semana que vem, vamos começar com o almoço, nele iremos fazer da seguinte forma:

- carne, legumes, verduras e um carboidrato (arroz ,inhame, batata , mandioca...) - Um prato colorido e rico em nutrientes como o nosso, - Evite passar no liquidificador, raspe ou amasse bem, não oferecer nada muito liquido ajuda a criança a se acostumar coma textura das coisas. - Para as papinhas salgadas, use alho e evas frescas, como manjericão, cebolinha, salsinha, louro... seu bebe não precisa de comida sem graça, não use sal knor, sazom sal ou açúcar, ele não conhece e não faz falta. - Faça sempre um rodízio de alimentos para que ele tenha oferta de nutrientes de todos os grupos alimentares. - E não se esqueça que é sempre importante oferecer água nos intervalos.

Bom acho que é isso, alguém tem algo a mais acrescentar e nos ajudar ? Chame as amigas pra ler ..

Grande Beijo.

 
 
 

Comments


Quem escreve

Sou Luiza mãe do Pedro de 4 meses e estudante de administração, mãe e blogueira...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

@Childrens_store_
www.refugiofeminino.com.br

bottom of page